terça-feira, 27 de agosto de 2013

MEU POEMA. - FIM DE TARDE. - Quando o sol a tarde se esconde /A brisa leve aparece / envolvendo toda a terra / E num doce suspiro desce. / A Natureza agoniza, deslizando nesta brisa / Mansa suave e doce, sorrindo como se fosse, a sua dor acalmar. / Pois sabe que dentro em breve a noite está pra chegar. / O momento é cruciante, tudo para num instante, mas em fim, por traz do monte / A lua surge contente/ Com sua luz abrangente, e tudo volta a brilhar. / E a Natureza agradece / Inclina o peito e adormece, no sono eterno da paz. Ely Alves de Paula

domingo, 25 de agosto de 2013

NO CORAÇÃO SE FAZ SENTIR A AÇÃO DE DEUS - É no coração que age o Espírito Santo, sarando o que está ferido; curando o que está enfermo; unindo o que está dividido; resgatando o que está extraviado e reanimando sentimentos bons para se viver com alegria. É impenetrável o coração de cada pessoa. Verdadeira fonte de todo o mal e de todo o bem (Salmo 64,7). No coração se gesta, no tempo as iniquidades e as grandezas da vida. O coração,de fato, é importante. É a porta da razão. Bate 24 horas por dia, 365 por ano; 70 batidas por minuto. A cada dia bombeia 343 litros de sangue por hora, 8 mil litros por dia e 3 trilhões por ano para oxigenar 10 trilhões de células do nosso corpo, sem férias, nem decimo terceiro, nem estímulo exterior ou aplausos, ou pagamento de horas extras. Aliás, horas extras ele não faz. Se chegou a vez de parar para. Maquina complexa é o coração. Tudo precisa funcionar na mais perfeita sincronia. No sentido existencial bíblico, o coração é fonte mesma da pessoa consciente, livre e inteligente. Aí tem origem mistérios, por vezes se amadurecem as opções decisivas da pessoa. Aí se aninha a bondade, ou a malicia(Lucas 6,45). Aí ressoa a lei não escrita e se faz sentir a ação de Deus. Purificar o coração ordenando todo dinamismo da vida como resposta de louvor e serviço ao chamado do Senhor. Ama-lo com a doação da existência sem reservas, com exclusão de todo o egoísmo. (Do livro "Jesus Nosso Mestre" de Padre Marcos de lima SDB). - Adaptação: Ely Alves de Paula.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PALAVRAS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS: Como encontrar Deus: Amei as arvores e as árvores me deram sombra. Amei as estrelas e elas me deram resplendor. Fui cortês com o fogo e o fogo correspondeu à minha cortesia. Não há milagres. Ou melhor, tudo é milagre. O paraíso está no coração; o inferno também está no coração. Quando o coração está vazio de Deus, o ser humano atravessa a criação como mudo, surdo, cego e morto; até a palavra de Deus fica vazia de Deus. Quando o coração do ser humano se enche de Deus, o mundo inteiro fica povoado de Deus. Levanta uma pedra e aparece Deus. Olhas para as estrelas e te encontrarás com Deus. O Senhor sorri nas flores, murmura na brisa, pergunta ao vento, responde na tempestade, canta nos rios... todas as criaturas falam de Deus, quando o coração está cheio de Deus. (Do livro "O Irmão de Assis" de Frei Inácio). Meu irmão e minha irmã. Vocês tem encontrado com Deus através da NATUREZA? Durante toda a minha vida estive em contato permanente com a NATUREZA, pois fui nascido e criado em meio a ela, portanto, conheço os mínimos detalhes que Deus colocou na NATUREZA, para satisfazer a suas criaturas prediletas. O homem e a mulher. E nem por isso damos conta dessa bondade infinita do CRIADOR. Não conseguimos vislumbrar o enlevo com que se reveste a NATUREZA. Como no dizer de São Francisco: passamos mudo, surdo, cego e morto. Ainda há tempo para fazer uma revisão. (Ely Alves)

sábado, 17 de agosto de 2013

Quero agradecer a vocês visitantes do meu blog no período de 2010 a 2013: Brasil 2108 Estados Unidos 249 Russia 140 Alemanha 91 Holanda 14 Portugal 13 Reino Unido 11 Ucrânia 9 Coreia do Sul 8 Total: 2708 Para aqueles que ainda não conhece meu blog, basta digitar no Google: Deus seja louvado Ely Alves de Paula
DEUS ME JOGA NAS ESTRELAS.Deus costuma arrancar minha alma e joga-la junto as estrelas, fazendo-me um fugitivo de mim mesmo, num iluminado encontro disfarçado de despedida. Dança,depois comigo, a marcha nupcial de todos os Anjos, e me beija com sua luz trazida pelo mensageiro que bate à minha porta. Sua palavra brilha mais que todas as utopias do mundo. pois dela jorra a verdade eterna fonte de vida, com que me banaliza para chamar-me de filho. O céu agora é onde sempre estou. pois Tu quebraste com um sopro o casulo a mostrar-me com clareza, que o infinito é apenas uma janela de Tua casa.Esperei pelo entardecer com passos e ressaltos por entre as flores do nosso jardim. O sol suspirava um melodioso adeus despencava sobre as pastagens longínquas, irrigando com sua tênue chuva de luzes e sombras. As últimas montanhas espiravam por detrás de arvores escuras como rosa reflexo azul, cordilheiras de sonhos enfileirados. Se um vou silencioso corta o céu em rodopios, de toda a terra ecoa a melodia de cores e movimentos como numa intima conversa de Deus consigo mesmo. E o dia fechou suas janelas pacientemente, brincando comigo o eterno jogo do uno e verso - (Julio César).

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PRESENÇA ESCONDIDA - Não estás. Não se vê teu rosto. Estás. Teus raios disparam em mil direções. És a presença escondida.Ó presença sempre oculta e sempre clara. Ó mistério fascinante para o qual convergem todas as aspirações.ó vinho inebriante que satisfaz todos os desejos. ó infinito insondável que aquieta todas as quimeras. És o mais além e o mais aquém de tudo. estás substancialmente em todo o meu ser. Tu me comunicas a existência e a consistência. Tu me penetras me envolve e amas. estás em torno de mim e dentro de mim. Com tua presença ativa atinges até as mais remotas e profundas zonas de minha intimidade. És a alma de minha alma. A vida de minha vida, mais que eu do que eu mesmo. A realidade total e totalizante, dentro da qual estou submerso. Com tua força vivificante, penetras tudo que sou e tenho. Torna-me todo inteiro. Ó tudo do meu tudo, e faz de mim uma viva transparência do meu ser e do teu amor. Ó Pai queridíssimo! (Frei Inácio) (Adaptação: Ely Alves).