domingo, 30 de abril de 2017

A noite acordando a aurora

A noite acordando a aurora:
(Ely Alves de Paula)
A noite bateu à porta da aurora dizendo-lhe:
Levanta-te minha amiga! Está na hora de recomeçar.
Você é mais feliz que eu. Já acorda com os pássaros cantando,
As borboletas bailando. O sol seus raios derramando.
A Natureza em festa. Tudo volta a se mover:
As abelhas zumbindo. As flores se a brindo, o vento soprando,
Contudo, não posso me queixar.
Quando termina seu roteiro,
E a tarde vem chegando. Anunciando que eu já estou à caminho.
Junto com os pássaros a floresta silencia.
Derramando no ar a magia. de qu foi um  belo  dia.
De azul, o céu se tinge de vermelho.
Bem lá no horizonte, a primeira estrela aparece,
Como a se olhar num espelho, à Deus faz uma prece.
E até se esquece, que no céu já surgiram outras mil.
O céu que era da cor de anil, agora de negro cobriu.
E lá no distante poente, a lua com sua luz envolvente
Ilumina vales e montes.
Mas o que mais me faz alegrar
É os seresteiros a cantar lindas canções ao luar.
Portanto, obrigado amiga aurora.
Ao meu Criador quero agradecer
À seis milhões  de anos, Ele separou você de mim,
Para que houvesse:
Uma aurora e um anoitecer...
Uma aurora e um anoitecer...
Uma aurora e um anoitecer...



sábado, 22 de abril de 2017

Retrato falado de Jesus

Retrato falado de Jesus Cristo

Origem: Tradução de uma carta de Públios Lentúlos a Cerzar Augusto Imperador de Roma. Públios Leutúlos predecessor de Pônscio Pilatos como Governador da Judéia na época em que Jesus Cristo iniciou seu ministério. O texto original encontra-se na Biblioteca do Vaticano. Comprovada sua autenticidade, tornou-se fora do contexto Bíblico. O documento mais importante sobre a pessoa de Jesus. O governador da Judéia Públios Lentúlos ao Cezar Romano: Soube ó Cézar, que desejavas informações acerca deste homem virtuoso que se chama Jesus, que o consideram um Profeta, e seus discípulos o Filho de Deus, Criador do Céu e da terá. Com efeito, Cezar, todos os dias ouço contar dele coisas maravilhosas. Numa palavra: Ele ressuscita os mortos e cura os enfermos. É um homem de estatura regular, em cuja fisionomia se reflete tal dignidade que a gente sente-se obrigado a ama-lo e teme-lo ao mesmo tempo. A sua cabeleira tem até as orelhas, a cor das nozes maduras, e daí aos ombros tingem-se de louro claro e brilhante, divide-se uma risca ao meio, à moda nazarena. A sua barba da mesma cor da cabeleira encaracoladas, não longa e também repartida ao meio. Os seus olhos tem o brilho de um raio de sol. Ninguém pode olhar em sua face. Quando ele acusa ou verbera, inspira o temor, mas logo se põe a chorar. Até nos rigores é afável e benévolo. Diz-se que ninguém o viu rir, mas muitas vezes foi visto chorando. Suas mãos são belas como os seus braços. Toda gente acha a sua conversação agradável e sedutora. Não é visto a miúde em público e, quando aparece apresenta-se modestamente vestido. O seu porte é muito distinto. É belo. Sua Mãe aliás é a mais bela das mulheres que já se viu neste país. Se o queres o conhecer, ó Cezar como uma vez nos escreveste, repete a tua ordem e eu te o enviarei. Se bem que nunca houvesse estudado, esse homem conhece todas as ciências. Anda descalço e de cabeça descoberta. Muitos riem quando ao longe o enxergam; desde que porém o encontram face a face com ele, tremem e admiram-no. Dizem os hebreus que nunca viram um homem semelhante. Nem doutrinas iguais as suas. Muitos creem que ele seja Deus. Outros afirmam que é teu inimigo, ó Cezar. Dizem ainda que ele nunca desgostou ninguém, antes se esforça para fazer toda gente venturosa.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

PARA MEDITAR

Não ruborizeis o vosso rosto com os fracassos de ontem e nem com as incertezas do amanhã. Viva somente o presente.
(Ely Alves de Paula)

segunda-feira, 17 de abril de 2017

PENSAMENTO

Só uma criança pode ver Deus Pai tratando dos pardais e revestindo as margaridas. Para tantas maravilhas só há uma condição: Fazer-se criança também.E é fácil perder essa criança que existe dentro de nós. E a perda é irreparável!

domingo, 16 de abril de 2017

PARA MEDITAR

Vivemos num passado que não  existe mais, e num futuro que  ainda não chegou, cheio de inquietas saudades e de miragems enganadoras, esquecendo-nos que só o hoje e agora é tempo de Deus, cheio de grandes possibilidades. Portanto para que haja equilíbrio, são necessário duas coisas: primeira, revestir-nos de grande humildade. Segunda, pedir sem cessar a graça da conversão sincera e duradoura.
(Ely Alves de Paula)

sexta-feira, 14 de abril de 2017

TROVA DE HOJE

Enche Senhor, de paz, meu coração
Que vazio ela deixou quando partia.
Perdoa-me por tê-la amado tanto em vão
E pelas vezes que não te amei como devia
(Ely Alves de Paula)

GESTOS DE AMOR

Nós já vimos quase todas as belas coisas criadas por Deus. Já gozamos de quase todos os prazeres deste mundo. Mesmo assim, ao olhar nosso passado sobraram apenas alguns momentos geralmente muio curtos em que podemos ter feito uma pobre imitação do Amor de Deus. São esses momentos que justificam nossa vida. Todo o resto é passageiro. Qualquer outro bem ou virtude que tenhamos feito é apenas ilusão. Estes pequenos atos de Amor que ninguém reparou, que ninguém conheceu é que irão justificar nossa vida diante de Deus. Porque o Amor permanece.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Trova para hoje

Senhor da vida
Tu és a  nossa salvação
Ao preparar a tua mesa
Buscamos em Ti Ressurreição.

Trova de hoje

É nossa alma uma criança
Que nunca sabe o que faz
Quer tudo o que não alcança
Quando alcança não quer mais.

PENSAMENTO

É muito bom ser importante.
Mas o mais importante é ser bom! 

quinta-feira, 6 de abril de 2017

O valor salvífico da dor

O Cristão que segue o itinerário com Cristo Doloroso, deixa de ser rebelde e recebe a cruz, abandona-se, adora e, descobrindo o valor salvífico da dor e do mistério da da cruz, é visitado pela paz e alegria. Nesse momento a dor e a morte são vencidas. É a maneira mais eficaz de vence r o sofrimento.