terça-feira, 26 de junho de 2012

Amigos especiais
Mas afinal, quem são nossos  amigos?
Amigo é todo aquele que quer o nosso bem custe o que custar! Não é assim que a gente pensa? 
      A lista é muito grande. Não dá para enumera-los.
       Vamos tentar citar alguns mais especiais!
      Há amigos que nos encoraja nos momentos em que nos encontramos numa situação embaraçosa. Outros há, que nos ama com amor sincero e verdadeiro. São capazes de não medir esforços para que a nossa vida seja mais digna.
      Há!... bem que gostaria de citar nomes, mas não o faço, pois correria o risco de magoar alguns deles. Somos felizes, quando encontramos amigos de fé que comungam conosco os mesmos ideais, que partilha os seus bens, sua espiritualidades, que partilhas suas experiências de amor vividas. Que nos ajuda a encontrar um caminho para a paz.. Que nos transmite alegria. Que choram quando choramos. Que sorri  quando estamos alegres. HÁ aquela pessoa amiga que nos reconforta com suas afetividades, com seu companheirismo. Não tem receio de dizer: eu te amo!
     Há... como é bom ter um ombro amigo onde a gente possa apoiar nos momentos difíceis, com os quais nos esbarramos todos os dias.Disse alguem: "Amigo verdadeiro é sem dúvida alguma, aquele a quem entre  mil, tem um, que pode ser nosso conselheiro.
     Mas não podemos esquecer também que existe amigos falços. Minha Mãe, Horizontina Maria Vidal, sempre recitava esta trova: "Comparo alguns amigos / Com o tempo duvidoso / às vezes promete sol / Mas amanhece chuvoso". 
     Citei vários amigos, Mas existe um que está acima d todos! Ele é tão migo! Tão amigo que deu sua vida por mim e por toda a humanidade! Quer mais? Pois tem mais!Ele nos ama com eterno e incondicional. Sabe o que isto significa? Ele não impõe condições para nos amar. Seja pobre ou rico, Santo ou pecador. Ele ama a todos indistintamente. Mais ainda! Ele nem exige que o amemos, mas que nos deixemos ser amados por Ele! A palavra chave é: deixar Jesus nos amar! Eis aí o nosso melhor amigo! JESUS!. Se abrirmos o coração e deixar que Ele possa entrar, e ali Ele permanecerá. E qual não será a nossa alegria em saber que  dentro do nosso coração está um amigo que tudo pode. Para este amigo não há impossível
     Já dizia o Apostolo Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece".. Mas quantas vezes nos esqucemos deste amigo, fazendo com que suas chagas abertas na cruz se abrem mais ainda, quando não O reconhecemos no irmão que sofre. No nosso irmão que deixamos de acolher..
     Meu irmão e minha irmã, todos os dias nós ofedemos esse amigo com a nosa maneira de ser. Façamos um grande esforço para mudar a nossa conduta. Ore por aqueles que ainda não O conhece.
     Finalizamos com estas palavras: Oh Jesus de amor ferido/ Nunca houvera te ofendido / Doce Amante meu Jesus/ Nunca mais te pregue em cruz. (Pagina do meu livro "Histórias que a vida contou-nos"
Ely Alves d Paula - 31/03/10

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Que manhã tão linda

Ha tempos idos  lembro-me  que houve uma semana de chuva intença. O sol não aparecia. Mas ao acordar numa  certa manhã, até me assustei. Não havia nenhuma nuvem no Céu. o Sol bilhava com muita intencidade. Cheguei a janela e exclamei: Que manhã tão linda meu Deus! E Deus fala ao meu coração: porque  você não faz uma canção?
     Peguei o violão, e a canção já estava pronta em minha mente. Foi assim!
     
     Que manhã tão linda
Me faz lembrar o Criador
Sua beleza infinda
E as flores desabrocham
Pra louvar o seu Senhor.

O Sol que nasce lá na colina
E nos ensina viver o amor.
E a passarada que se levanta
Um hino canta ao Salvador.

Que manhã tão linda... (refrão)

O sol aquece
A imensidão
Elevo em prece
Esta canção.

          Ely Alves de Paula - Dezembro de 1999

(Pena que não posso passar a melodia).


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Novo amanhecer

Todos os dias Deus nos dá um novo amanhecer radiante, belo,com sol ou sem sol. De qualquer forma é um novo dia, pois o ontem não pode mais voltar. É preciso que aproveitemos bem esse novo amanhecer. Esse novo alvorecer que Deus nos dá, é como se fosse uma pagina em branco. Um para casa, se posso assim dizer. Mas a tarde tem que apresenta-la a Deus. Temos que preenche-la com amor e fraternidade para com as pessoas que estão ao nosso lado e as pessoas que passarem por nós com suas lagrimas ocultas, que sejamos alegres, compreensíveis, tolerantes para com elas, mesmo que por dentro nós também estejamos passando por uma dificuldade qualquer.  Não permitamos que elas percebam. Assim o mundo  caminhará mais feliz. Devemos mostrar que não estamos desanimados, desiludidos, tristes, ou coisa semelhante, apesar de tudo, que elas possam se sentirem encorajadas. Jesus mesmo disse: "Coragem! Eu venci o mundo! Vos também ireis vencer".
     Por vezes perdemos a oportunidade de ser bom para com nosso próximo, para nos santificarmos um pouco mais, não é verdade? Por isso mesmo devemos ser agradecidos a Deus por mais um dia que passou, e quando cair a tarde mansa, serena e calma, possa o nosso coração estar também manso, sereno, calmo e humilde como o Coração Manso e Humilde de Jesus. E assim, com a folha preenchida de amor e bondade, possamos entrega-la a Deus dizendo-Lhe: Senhor! Fiz o meu para casa! Sei que não fui tão perfeito como devia, mas fiz o possível. Vós que conheceis o mais íntimo do nosso ser, sabe que não foi fácil, mas prometo meu Senhor, que amanhã quando o novo dia despertar a aurora, vou procurar corrigir aonde falhei hoje, e ser melhor, quem sabe, contando porém, com a tua ajuda, ser mais santo nem que seja um pouquinho só.
     Desde já Vos agradeço, por ter me poupado a vida. Todavia, se amanhã vir a falhar novamente, não me leves a mal. Vós sabeis o quanto tenho me esforçado para ser melhor. 
     Portanto, mais uma vez muito obrigado por esse dia.
    Agora que o sol já se desponta lá no horizonte dando o seu último adeus e a primeira estrela surge lá no Céu, peço-Vos que eu tenha uma noite cheia de tua PAZ! Amém!

                 Ely Alves   -   junho de 2012 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rosário de trovas
Estas trovas foram escritas por um grande Poeta contemporâneo  de saudosa memória. Um Grande amigo, onde partilhava nossos ideais. Seu nome, Pery Ogibe Roxa.
transcrevemos aqui suas trovas.

Tenho um rosário de trovas / Feito somente por mim / E nele rezo baixinho /Minhas tristezas sem fim.

Eu fiz de mim um altar/ e fiz de ti uma santa/ para rezar nos meus versos/ o que tua beleza me encanta.

De pecador me chamastes/ mas te esqecestes em seguida/ que tu amor provocastes/ os meus pecados na vida.
A mulher sempre a mulher/ na pobre vida de um homem/ uma me deu a vida mas as outras me consome

Três Marias três amores passaram pelos meus dias/ ficou Maria das Dores/ a dor maior das Marias.

Nunca falo das Marias / com ares de zombador/ pois foi também Maria/ A Mãe de Nosso Senhor.

Comparo os amigos de hoje/ com o tempo duvidoso/ às vezes promete sol / mas amanhece chuvoso

Eu vi minha mãe rezando/ aos pés da Virgem Maria/ era uma Santa escutando/ o que a outra Santa dizia

Se ao mundo voltar Jesus/ para pregar a verdade / por certo terá a cruz/ presente da humanidade.

Manhã de beleza tanta/ em que teu sol  me irradia/ faz anos hoje uma Santa/ que não me vem na folhinha.
Costumei tanto os meu olhos/ a contemplarem os teus/ já te tanto confundi-los/ que nem sei quais são os meus.
As tuas cartas querida/ guardadas com muito amor/ de tanto que as tenho lido/ quase mudaram de cor.

Ao dar a esmola agradeça / a graça que Deus lhe deu/ de não estar no lugar / daquele que à recebeu.

                                  Pery Ogibe Roxa

domingo, 10 de junho de 2012

Audácia de viver
A humanidade caminha sem rumo desorientada pelo vai e vem do cotidiano num corre corre sem fim. As pessoas passam umas pelas outras com suas lagrimas ocultas e com sede de felicidade inatingível. Sim porque, estão buscando-a aonde ela não existe: nas fantasias que o mundo oferece nos caminhos demais.
     Só existe uma maneira de encontrar a felicidade: em Deus. Nele está a fonte de de toda felicidade. Fora Dele, cairemos num poço sem fundo ou mergulharemos num mar de duvidas e apreensões. A nossa alma inquieta-se dentro de nós, deixando-nos sem força  para reagir diante de nossas limitações.
     Mas como encontrar a felicidade em Deus, se Ele parece tão distante? Poderia alguém perguntar! Não! Deus não está distante! Nós é que às vezes nos distanciamos de Deus. A bem da verdade, Deus está dentro de nós. Se assim não fosse, não sobreviveríamos. Ele  é o pulsar de nosso coração, desde o sopro da vida.
     Mas em um primeiro momento temos que admitir que enquanto peregrinarmos neste mundo não encontraremos uma felicidade completa, mas é possível viver feliz em meio às turbulências da vida. Basta crer no amor Misericordioso que Deus tem para com cada um de nós. E esse crer, não significa cruzar os braços e esperar que tudo caia do Céu. É preciso correr atras desta tal felicidade, mas só a encontraremos na paz, que vem do próprio Deus. E quando se fala em Deus muitos pensam que não pode ter acesso a Ele. Que pena que muitos pensam assim!
     Deus acima de tudo, é um Pai bondoso e cheio de ternura e carinho por cada um de nós. E como Pai, nos orienta através do Espírito Santo. Basta abrir o coração. e os milagres vão acontecendo.
     Estas minhas palavras não apenas um teoria. Posso afirmar que já às vivencio no meu dia-a-dia. E como é gratificante saborear a presença de Deus, sobretudo quando estamos em contato com a Natureza. Ai sim, percebemos a presença de Deus em tudo o que está em nossa volta. Quer no canto dos pássaros, no bailar sincronizado das borboletas, no corre corre das frágeis formiguinhas, no murmúrio das águas, no matiz das copadas das arvores, no silêncio poético do entardecer. Muito importante ressaltar: Quando a tarde declina, toda a Natureza reverencia o seu Criador. Cessam  os ventos, os pássaros silenciam, as formiguinhas interrompem o seu corre corre. Simplesmente desaparecem. Lá no horizonte o Céu se turba de um vermelho acinzentado com suas nuvens serpenteadas. O sol dá o seu último adeus e o dia se finda numa paz inalterável. Digo isso porque, estou sempre em contato com esses momentos que só percebem quem se inclina para reverenciar também o Criador, junto com a própria Natureza. É simplesmente envolvente e comovedor. São momentos insubstituíveis na vida do ser humano. Costumo chegar às lagrimas ao deparar com tanta ternura e carinho  de Deus se manifestando a sua criatura predileta, através das criaturas secundárias.
    Fico imaginando: como será o Céu então?
    O que estou fazendo para merece-lo?

         Ely Alves de Paula  -  2007.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Um recanto admirável
Tenho uma pequena chácara onde construí uma casa modesta. É um recanto admirável. Tudo ali fala de Deus, retrata Deus, Mostra Deus. A gente fica maravilhado de ouvir o som inconfundível da Natureza em festa. Aliás, a Natureza vive em festa todos os dias. Também não é pra menos. Onde Deus estiver presente, como diz o Salmista, "o pranto  transforma em dança". os pássaros fazem revoadas entoando lindos cantos em honra ao Criador. As borboletas dançam sincronizadas. Os ventos se transformam em calmarias. As estrelas cintilam no céu. O luar derrama sua luz prateada na copada da floresta, envolvendo tudo num grande silêncio.
     Quem não nasceu num lugar como este, como eu nasci, dificilmente adaptaria.  No entanto, confesso. Eu mesmo em dado momento, por motivos alheios à minha vontade tive que me ausentar dali, e vir morar na cidade. Não foi por causa da bela sintonia da Natureza, mas sim por uma deficiência psíquica que costumamos chamar de "depressão" (ansiedade). Hoje em dia é muito comum as pessoas se sentirem deprimidas em meio a pós modernidade, que nos leva a entrar neste vazio, muitas vezes sem controle. Se não buscarmos o remédio certo, dificilmente encontraremos uma saída. E qual é este remédio? Em primeiro lugar temos que descobrir a causa, para depois combate-la. Mas não é um combate usando a força física. Não! É um combate espiritual. Sim, porque temos que vencer através da oração . Mas às vezes nem força temos para orar em momentos como esses. Como fazer então?. Meu irmão e minha irmã, aqui está a o segredo da libertação. Só Deus! Só Ele pode vir em nosso auxilio. Interessante, o remédio é simples: basta num gesto de humildade, fechar os olhos e abandonar-se nos braços do Pai. Se tiver vontade de chorar, chore. As lagrimas que rola pela face, brotam do coração, jogando para fora tudo aquilo que estava impedindo de sermos felizes. E naquele momento de sensibilidade, Deus aproveita para fazer a sua terapia tomando-nos em seus braços. Mas não podemos esquecer que, não é só o silêncio de uma vida num recanto solitário, que nos faz sentirmos deprimidos. As causas são bem diversas.  A bem da verdade, nos grandes centros urbanos, a situação é bem mais complexa, devido a agitação em que vive a humanidade no corre corre em busca de seu ganha pão. Nesse caso não sobra tempo para uma boa meditação e as pessoas vão se envolvendo de tal forma com os problemas diários que acabam entrando num ciclo vicioso de onde não conseguem sair sem a ajuda de Deus, e quando se dão conta, já estão no fundo do poço. Ai só lhes resta a mão de Deus, e ela estará lá para ajuda-los. A partir dai não encontraremos mais dificuldades para sair da depressão, pois só Deus conhece o íntimo do nosso ser, e com a sua infinita bondade seremos libertos e a paz voltará a reinar em nosso coração. Posso afirmar por que já passei por esta dura experiência e só me senti curado quando me abandonei nos braços de DEUS. Experimente e verás.
     Disse acima que tive que mudar por causa ansiedade causada pela depressão. Mas hoje, já  restabelecido pela bondade e ternura de Deus, volto sempre no meu admirável recanto onde posso escutar  Deus e falar com Deus.No meu diálogo com Deus hoje, sua manifestação foi de um modo muito admirável: assim que cheguei ao lugar onde sempre faço as minhas súplicas, sento em pequeno banco rústico e ali faço silenciar meu interior para escutar Deus. Naquele momento um pássaro começou  um gorjear tão imperscrutável que chorei de emoção! Senti Deus falando comigo no canto do pássaro, que foi assim: Bem-te-vi, bem-te-vi, bem-te-vi, por mais uma dezena de vezes. Eu entendi que Deus me dizia: estou te vendo, estou te vendo, estou te vendo... É assim que Deus nos fala. Ele não pode falar conosco em viva voz. O nosso tímpano estouraria. Portanto eis ai o remédio para nossas curas psíquicas. Não existe outro. Contudo, devo ressaltar, que um (a) Psiquiatra, um (a) Psicólogo pode, com suas terapias, ajudar e muito os seus pacientes mas é um tratamento superficial, pois só Deus pode ir ao íntimo da nosso dor, porque Ele sabe  a matéria da qual fomos feito: barro. Aja vista, que nos Estados unidos a ciência descobriu que além da medicina e dos medicamentos é necessário um acompanhamento Mistico-religioso no tratamento da depressão. Mas não podemos esquecer de lembrar que Deus só entra no íntimo do nosso ser, passando pelo coração. E às vezes a passagem está interditada pela avalanche de nossas misérias, que são: ressentimentos, mágoas, rancores, ódio, falta de perdão e sobretudo falta de amor.
     É preciso desobstruir a passagem através do Sacramento da reconciliação e passar a viver uma sincera e duradoura conversão, para que Deus possa agir em nós e por nós.

                     Ely Alves  -  01/09/09
   

Oração ao Sagrado Coração de Jesus.

Divino Coração de Jesus. Eis-nos aqui aos vossos pés oferecendo-Vos, reconhecimento, reparação e amor. Dulcíssimo Salvador! Humildemente prostrados aos vossos pés renovamos a consagração de nossa família ao vosso Divino Coração. Sede sempre o nosso Rei, confiamos inteiramente em Vós. Que o vosso Espírito penetre em nossos pensamentos em nossos desejos, em nossas palavras e em nossas obras. Abençoai os nossos projetos, compartilhai nas nossas alegrias nas nossas provações e nos nossos trabalhos. Fazei que Vos conheçamos melhor, Vos amemos mais e Vos sirvamos sem fraqueza. Que de uma extremidade da terra a outra ressoe esta exclamação: Amado. Bendito, Glorificado seja sempre em toda parte o Coração Triunfante de Jesus, Amem!

(Anos 60)