segunda-feira, 30 de julho de 2012


Coração arena de lutas
     No coração arena de lutas no qual estão em jogo o bem e o mal que nasce a fome da nostalgia do inominável, uma saudade do ainda não experimentado, um desejo de encontrar o que ainda não se tem. (do livro: Jesus: Partilha Versus Egoísmo – Pe. Marcos de Lima - SDB).
Vou tentar traduzir em linguagem popular: Saudades do amanhã. Importante! Geralmente a gente só tem saudades do que passou! Mas hoje pude perceber que, a saudade do amanhã, nos deixa uma expectativa muito oportuna porque nos leva a compreender o que está por vir. Como se esperasse um novo amanhecer, já que o alvorecer de ontem não tem mais significado para nós, uma vez que não temos como voltar a vivê-lo. Só nos resta então sentir saudade do amanhã.
            Como foi dito acima, o coração é uma arena de lutas. E que lutas! Recebemos na terra árida do coração, cuja acidez por vezes ainda não foi corrigida, a semente do bem (Palavra de Deus), e esta semente não produzirá frutos, enquanto não for feita uma correção da acidez. E às vezes como o nosso coração é ácido, não? Cheio de ervas daninhas, que são: ódio, rancor, maledicência, ciumes, falta de perdão e sobretudo falta de amor! esta correção pode ser feita através de uma boa reconciliação com Deus no Sacramento da confissão! Um bom agricultor sabe que se não corrigir a acidez da terra, aplicando calcária a base de dois elementos importantes: Cálcio e Magnésio, toda a matéria orgânica ou adubo que forem aplicados, serão deteriorados. Esses elementos corrige a acidez. A terra  torna-se apta para receber o adubo composto de Superfosfato a base de fosforo, Nitrogênio Potácio . Cujas siglas são: NPK. Também conhecidas como (4-14-8)  As siglas NPK, compõm-se de: N. Nitrogênio. P. Fosforo K. Potácio. Mais ainda, o esterco de curral rico em matéria orgânica (Humos) para o desenvolvimento da vida vegetal das plantas, o que não acontece com as ervas daninhas: elas nascem, crescem mesmo em terra ácida!  Digo isso, porque fui agricultor por muitos anos. Portanto, tenho pleno conhecimento do assunto. Agora! O mais importante de tudo isso é deixar que caia em nosso coração, somente a boa semente que e Palavra de Deus, e não permitir que o inimigo sorrateiramente, às escondidas, venha semear o joio através de certos canais de televisão, revistas ETC.... (Conferir Mateus 13, 24-30). Devemos ficar atentos: recebemos diariamente a semente boa e a semente ruim!
Voltando, no que diz respeito à saudade do amanhã, é orientarmos bem, para não desviar os nossos sentimentos. Saudade do ontem, não traz nenhum beneficio para nós. Já a saudade do amanhã, é a expectativa de encontrar com Deus e vê-lo face a face. Todavia, enquanto isso não acontece, vivamos o alvorecer do nosso presente com humildade e confiança, pois sabemos que o triunfo, porém, virá no fim por obra de Deus.     Ely Alves de Paula – julho de /2012

sexta-feira, 27 de julho de 2012


                 Com Jesus seremos mais que vencedores
Senhor! Hoje precisamos de tua infinita misericórdia! Que tua bondade sem limites venha ao nosso encontro, trazendo a paz que necessitamos, pois a desordem em que vive o mundo, deicha-nos bastante sensíveis para perceber que não somos nada diante de nossas misérias. Mas por outro lado sabemos também que Contigo seremos mais que vencedores. Portanto, Senhor! Restaura as nossas forças , afim de que possamos suportar o pesado fardo que nos impõe os acontecimentos diários. Ajuda-nos Senhor! Aceita as nossas súplicas que fazemos em favor daqueles que estão necessitando te tua infinita misericíordia. Principalmente pelas pessoas que se encontram enfermas no corpo e na alma.Conceda a elas e a todos nós, a força necessária para suportarmos com paciência os nossos  sofrimentos, afim de sermos purificados através deles.
     O mundo também precisa Te conhecer e Te amar.Sabemos através de estatísticas que um terço da humanidade ainda não Te conhece. A soma é assustadora. Ultrapassa o numero de dois bilhões. Cura as tragédias da história em que vive a humanidade presente, causadas pelos gananciosos que só visam os próprios interesses, deixando de lado a ética, a moral e a família. Ah!... A família está sendo esfacelada pela propaganda enganosa através de certos canais de televisão, e o mau uso da internet que mistura o profano com o Sagrado. Que pena que está sendo assim! Derrama Senhor, uma unção de amor e misericórdia sobre o teu povo, como fisestes outrora, libertando-o do cativeiro dos faraós.Hoje o cativeiro é bem mais degradante: é o catveiro das drogas e da prostituição de menores. Os poderosos sequestram por meio da corrupção os bens que por direito, pertecem aos pobres e famintos. Ah! Senhor! Não tardeis em vir em socorro de teu povo. O mundo caminha desenfreado pelo abismo do nada. Onde vamos parar? Só Tu podes salvá-lo! Não Tardeis Senhor!
                             Ely Alves de Paula

terça-feira, 24 de julho de 2012


Pedagogia divina

É sempre assim. Quando as águas dos redemoinhos da vida chegam ao pescoço do homem, e quase afogado, ele levanta os braços pedindo socorro. O Senhor também estende seus braços, que se transformam em regaço e refúgio para acolher, consolar e animar o náufrago. É nesse momento que devemos levantar a voz em gratidão para cantar a alegria de termos sidos salvos.
            A maior parte das transformações que uma pessoa pode experimentar na vida é através de um desastre pessoal, como no caso de quem está afogando no mar de suas ilusões e fantasias. Quando o homem avança precedido pelo prestigio, e seguido pelo renome como uma sombra, pisando em terra sua, é difícil que se acabe sentindo um pequeno deus. É o que Jesus dizia: “um grande proprietário poderia entrar no reino dos céus, mas, como é difícil”.(Mateus 19,24)
.           Para entrar no reino o homem tem que começar destruindo aos poucos a própria estatua, tem que renunciar os próprios delírios e fantasias, e tem que arrancar as máscaras, aceitando com naturalidade a própria contingência e precariedade, apresentando-se diante de Deus como uma criança, como um pobre e indigente.
            Ao provar o contraste entre a indigência humana, de um lado, e o amor gratuito que Deus nos oferece nesses momentos de desvarios, do outro lado brota, impetuoso e festivo, no coração do homem, este sentimento, mistura de fé, e segurança, que podemos chamar de confiança. O pobre em vez de deixar deprimir pelo próprio nada, com suas sequelas de amarguras, sente por si mesmo uma secreta alegria, porque compreende que esse seu nada invoca, convoca e reclama, de certo modo, até “merece” as riquezas da misericórdia de Deus Pai.
        “Lindo, não?”.
            Daí esse grito de confiança que até parece um grito de onipotência: “O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei?”. (Salmo 27). Percebemos que ouve um salto acrobático do nada para o tudo, impulsionado por um coração cheio de exultação e desafio. Parece um prelúdio das bem-aventuranças: os últimos e os carentes de tudo, e justamente por causa dessa carência, receberão, por lei de compensação e de graça, a plenitude da bondade infinita de Deus.
                             (Do livro: “Salmos para a vida”, de Frei Inácio).

            Meu irmão e minha irmã. Aproveitemos a oportunidade que Deus nos oferece a todo instante, para reconhecer nossa fragilidade humana, e recomeçar uma vida nova.
            Nesse contexto, quero inserir um pensamento que sempre marcou minha vida:
            “Pelo prazer de morrer sem pena, vale a pena viver sem exagerar em nosso prazer”.
                                           Ely Alves – julho de 2012


segunda-feira, 23 de julho de 2012


Nossas Angústias nascem de nossas escolhas    
             
                É verdade. Se escolhermos mal as nossas ações, estaremos caminhando á passos largos em direção a uma vida angustiada e cheia de apreensões.  Por outro lado se fizermos a escolha certa do nosso modo de viver vamos encontrar a paz tão desejada por cada um de nós.
                É sempre bom lembrar que enquanto peregrinarmos por este mundo poderemos fazer nossas escolhas. Na Eternidade não!
                A propósito nos vem esta comparação: como dói a separação temporária da pessoa que amamos. Como dói! Mas isto não significa nada em comparação coma a separação eterna de Deus. E vezes sem conta nos esquecemos dessa verdade. Ou simplesmente pensamos que o final de nossa existência está muito longe ainda. Poderíamos até acrescentar: ah! Na minha velhice procurarei converter-me. E se fosse hoje o fim de nossa vida?
                Esta semana ouve um grande terremoto, seguido de outro na Indonésia. Certamente, milhares de pessoas tinham um sonho de viverem muitos anos, no entanto, já tiveram o seu encontro pessoal com Deus. Será que não vale a pena renunciar tudo aquilo que pode nos afastar de Deus eternamente? Sei que são palavras que ninguém quer ouvir, pois estamos tão presos a este mundo, que não sobra tempo para pensar na vida futura, não é verdade? Deus não deseja a morte para ninguém, mas ela é uma consequência natural de todo ser vivo. Todas as vezes que escolhemos viver segundo o Evangelho de Jesus Cristo estaremos banindo do nosso coração toda a angustia, o medo e as preocupações exageradas.
                Meu irmão e minha irmã, não desanimem se os nossos sonhos não são aqueles que almejamos, mas sim, os que forem segundo a vontade de Deus, pois Ele sempre nos dá o que é de melhor para a nossa vida, pois  nem sempre a nossa vontade é aquilo que nos convém. Se os nossos sonhos estão desmoronado, não percamos a esperança. Deus tem sempre um novo sonho para nós. Oxalá possamos ter um sonho cheio de esperanças.
                Há sempre um novo raiar de uma nova aurora fascinante aquecida pela graça e ternura de Deus nos esperando. Todos os dias é um novo recomeçar. Recomeçar na graça e na paz de Deus. “Põe tuas delicias no Senhor e os desejos do teu coração Ele atenderá”. (Salmo 36,4)
                É tão simples. Basta acreditar nas suas promessas, afinal, o nosso Deus é o Deus daqueles que o busca. Que o busca com um coração sincero.
                A nossa felicidade está sintetizada na crença de que Deus nos asila em seu coração misericordioso, quando somos despatriado pelas asperezas da vida. Assim sendo não há o que temer.
                Que estas palavras caiam em nossos corações como um sol com seus raios fúlgidos, e seja um balsamo para as chagas que a vida possa nos causar.
                                     Ely Alves de Paula-07/010/09

terça-feira, 3 de julho de 2012

Sonhos irreais

Gastamos grande parte de nossas energias queimadas com nossas preocupações que estão a serviço de sonhos irreais, que talvez nunca sejam realizados.
Vivemos, como diz o ditado: "andando nas nuvens". Buscando o efêmero e deixando de lado o essencial. Fugimos da realidade, porque a realidade nos incomoda. Não à aceitamos, para não ter que mudar radicalmente o rumo de nossa vida. Tanto o pobre quanto ao rico tem dificuldade de aceitar a realidade. O pobre muita das vezes vive triste porque vê que o rico tem muito, e ele nada têm. O rico por sua vez, vive triste porque tem muito e tem medo de perder tudo e ficar pobre. Sua saída é apegar-se em demasia aos seus bens. (Conferir Mateus16, 1-22).
     Vezes sem conta, estabelecemos em nosso coração somente aquilo que o mundo nos oferece em seus caminhos obscuros, esquecendo-nos de que um dia quer queiramos ou não, temos que justificar nossas atitudes diante de Deus. 
     Meu irmão e minha irmã! Não me leves a mal! Estou apenas mostrando a realidade da qual nenhum de nós pode fugir, mas nem por isso precisamos ficar tristes ou sob carregados de preocupações. Basta compreender o que Deus quer de nós. Ele quer que sejamos felizes. E para ser feliz é deixar-se levar pela sua Palavra. Sabemos que ninguém está isento de culpa, como também, ninguém está isento da Misericórdia de Deus.
     "Aclamai o Senhor, por toda terra, servi o Senhor com alegria. Sabei que o Senhor é Deus: Ele nos fez, e a Ele pertencemos, Somos o seu povo e as ovelhas de seu rebanho. Entrai cantando sobre os seu pórticos. Vinde a seus átrios com cânticos; Glorificai-O e bendizei o seu nome, porque o Senhor é bom; sua Misericórdia é eterna. Sua fidelidade se estende de geração em geração". (Salmo 99/100)
     Viram! Deus só quer que sejamos ovelhas de seu rebanho. Isto significa que não devemos dar passos na frente de sua vontade, porque correríamos o risco de tropeçar e vir a cair na boca do leão. Devemos servi-Lo com alegria, pois a tristeza nos abate, nos deprime, apreça a nossa morte. Mesmo que o sofrimento rondar nossa casa, alegremo-nos no Senhor. Gosto de chamar Jesus de amigo. porque o amigo é aquele que passa para os seus amigos a sua intimidade. Foi assim que Jesus fez. Passou para os seus Apóstolos, e continua passando também par nós hoje, a sua intimidade. Isto só acontece quando nos revestimos de uma inteira confiança e humildade.
     Moisés foi o homem mais humilde da face da terra. Por isso mesmo falava face a face com Deus.E nem por isso teve vida fácil! Vivia deprimido de tanto lutar pela causa do povo de Deus.
     O Profeta Elias também vivia depimido. Depois de ter matado quatrocentos sacerdotes de baal, ficou com medo e fugio para o deserto, e dizia: eu quero morrer. Mas o Anjo troxe alimento para ele, e continuava querendo desistir. Mas um dia voltou cheio de coragem para proclamar o reino de Deus. Num momento em que se encontrava com o coração cheio de paz, pedio a Deus que queria vê-lo. E Deus lhe disse: "Suba para a  montanha, que passarei por lá". Elias subio para a montanha. Veio então um grande terremoto e Deus não estava no terremoto. Veio um vento muito forte, e Deus não estava no vento forte.Veio uma grande tempestade e Deus não estava na tempestade. Veio por fim uma brisa suave, Elias cobrio o rosto e Deus passou por ele.
     Todas as vezes que silencio o meu interior para escutar Deus, de um modo especial em contato com a Natureza, Deus vem em meu encontro deixando que uma brisa suave e leve roce meu rosto. Neste momento, não tem como não chorar por tanta intimidade de Deus para comigo. Faça esta experiência e verás!
                                                     Ely Alves - junho de 2012