sábado, 27 de setembro de 2014

Lições da Natureza

Lições da Natureza
O silêncio caminha pelo vale nevado, porém ninguém escuta seus passos. Vez por outra é quebrado pelo sussurro dos ventos, que também não sabem de onde estão vindo e nem para onde vão. Os rios seguem seu caminho sem olhar para trás nem para os lados. O seu destino último é encontrar o oceano. Esta é sua vocação. Ultrapassa vários obstáculos, sem se queixar de nada. As rosas perfumam o ar, mas não se preocupam se os transeuntes se detém para aspirar seu perfume. Continuam exalando, exalando, esse é o seu papel. perfumar a Natureza. As estrelas brilham, porém não se importam se os lagos refletem ou não a sua luz. Os pássaros cantam e encantam tudo ao seu redor. As borboletas brincam de bailar, bailar sem se importarem com que os outros dizem ou pesam. Os insetos movem-se completando a harmonia das coisas. Quantas maravilhas poderíamos acrescentar, neste universo insondável que é a Natureza. Mas o homem, esta criatura feita a imagem e semelhança de Deus, não é capaz de sensibilizar-se diante desta gloriosa obra do Criador. Passa devastando tudo. Crê que tudo pode e se esquece que ele faz parte deste universo criado por Deus, para o seu próprio bem. Não destruamos a Natureza. Procedendo assim, estaremos destruindo a nós mesmos.

                                                                 Ely Alves

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O desejo de conhecer Jesus

O desejo de conhecer Jesus
Passa o tempo e o homem mede a altura e a sua contingência e a largura de sua precariedade; Deus começa a se fazer presente para   ele com uma centelha quase imperceptível. Mais tarde estende abertamente a mão. O homem agarra-se a sua direita, e lentamente, vacilante, ainda coberto de pó, empreende a ascensão até Deus. (A rosa e o fogo, pag. 61, Frei Inácio)   
            Mas como podemos chegar a esse ponto marcante em nossa vida, se não temos nenhum merecimento. O segredo é buscar, é caminhar na direção certa, mesmo que esta direção nos pareça um tanto quanto sutil. No entanto é nesse ponto da caminhada que vamos sentir um desejo ardente de conhecer até então, o desconhecido amor de Jesus por cada um de nós. Foi assim que aconteceu com Zaqueu, o cobrador de impostos. Sabendo dos feitos de Jesus em toda região, despertou nele um grande desejo de conhecer Jesus. Narra o Evangelista que Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu. Ele procurava ver quem era Jesus mas não conseguia por causa da multidão porque era de baixa estatura. Ele correu e subiu numa arvore de sicômoro. Jesus vendo o esforço que fazia, disse-lhe: “Zaqueu desse depressa porque é preciso que eu fique hoje em tua casa”. Naturalmente que ele não desceu depressa, mas despencou de uma só vez e com muita alegria recebeu Jesus em sua casa. Jesus conhecendo o mais íntimo de seu coração, (o resto da história já conhecemos). E Jesus acrescentou: hoje a salvação entrou nesta casa. Meu irmão e minha irmã. Vocês tem se esforçado para ter um encontro pessoal com Jesus? Jesus não soma o número de nossos pecados mas sim, o desejo ardente de encontra-lo. Já meditaram profundamente nisso?

                                                                                       Ely Alves                                                                                                           

sábado, 20 de setembro de 2014

O tempo de Deus

O tempo de Deus
O profeta Habacuc clama a Deus com as seguintes palavras, lá no Antigo Testamento, mas as suas palavras ressoa muito bem nos dias de hoje. É o eternamente novo de Deus. (Habacuc 1,2-3;2,2-4. Senhor até quando clamarei  sem me atenderes? Até quando devo gritar a Ti: “Violência” sem me socorreres? Porque me fazes ver iniquidades, quando Tu mesmo vez a maldade? Destruição e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia. Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreva esta visão, estende seus dizeres sobre taboas, para que possa ser lida com facilidade. A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá pela sua fé”. Meu irmão e minha irmã, é exatamente o que estamos presenciando nos dias de hoje. Como o Profeta Habacuc, também nós, clamamos a Deus, e parece que Ele não nos ouve. A corrupção, a ganancia, andam as claras, sem que ninguém tome uma atitude em favor dos menos favorecidos. Mas estejamos certos de que Deus não tardará a agir. Basta esperar para ver. Ai daqueles que fazem do dinheiro, poder e prazer exagerados o seu deus. Todavia, cabe a nós conscientizados da verdade, orar sem sessar, para que a justiça seja feita. Aguardemos, pois o tempo de Deus.
                                                                            (Ely Alves)

162

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Graça infusa


No decorrer de minha vida sempre procurei com a ajuda de Deus encontrar um caminho seguro, onde pudesse me sentir mais próximo da verdade sobre Deus, embora mesmo conhecendo essa verdade tropecei e caí inúmeras vezes, porque dava os meus passos segundo minha vontade, consciente ou inconsciente, nunca permiti que Jesus tomasse à dianteira. E assim vivi por muitos anos, até que um envolvido por uma força maior, deixei-me seduzir e fui seduzido. Numa tarde fazia uma poda num pessegal com trezentos pés em plena florada. Os insetos de várias espécies apressadamente colhiam o néctar das flores pois sol já despontava no horizonte. Naquele raro momento percebi que havia algo muito especial ao meu redor. Senti um calafrio na espinha dorsal e pude perceber que era Deus que ali estava. Fechei os olhos num ato de adoração e me prontifiquei não dar mais passos à frente de sua vontade e ele aceitou. Chorei copiosamente. Ele havia infundido em coração a graça infusa, para nunca mais ser retirada. A partir de então minha vida transformou completamente, para melhor é claro! Não passei a viver num mar de rosas; pelo contrário, tudo foi retirado para que me sentisse desapegado de tudo. Todos os bens materiais status e muita coisa mais. No entanto, perdura em meu coração um paz inalterável. Já se passaram cerca de trinta anos. Me sinto o homem mais feliz da face da terra, embora as dificuldades subsistem, mas são superadas uma a uma, com alegria.

                                                           (Ely Alves de Paula

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Alegrai-vos No Senhor! Alegrai-vos!

Alegrai-vos no Senhor! Alegrai-vos!
A nossa alegria deve ser cercada de festa e não uma alegria superficial, conotada de ares tristes. Isso não combina com aqueles que vivem o Cristianismo com confiança esmerada naquele que tudo pode. Deus é o nosso rei. Não um rei que fica sentado no seu trono de glória enquanto os seus súditos catam as migalhas que caem de sua mesa. O nosso Deus é o Deus dos humildes, dos fracos, dos pobres, dos perseguidos, dos desanimados. É um Deus que caminha conosco, como caminhou junto ao povo de Israel dia a dia no deserto. É bom que se saiba que Deus é imutável. Aquele Deus que todas as tardes descia ao jardim do Éden para conversar com Adão como dois amigos. Aquele Deus que dá sarça ardente falava com Moisés face a face. Aquele Deus que visitou Abraão em sua tenda. Narra o escritor sagrado que eram três os visitantes, mas Abraão reconheceu neles O pai, O Filho e o Espírito Santo, e os chamou de meu Senhor dizendo: se achastes graça diante de mim deixe que eu prepare um ceia para Vós. Quando ele disse meu Senhor, via um só Deus em três pessoas. As Escrituras sita também: O Deus de Isaque, o Deus de Jacó, e assim por diante.  E hoje esse Deus continua o mesmo. Passeia conosco pelos jardins de nossa história como  um amigo. Fala conosco face a face na pessoa de um irmão que sofre e nos pede ajuda. Visita-nos em nossa tenda quando quer nos convidar para um momento novo, e nos envia para outras terras afim de proclamar que seu nome é Santo, que Ele tudo pode. Que Ele é o Deus do impossível.
E assim meu irmão e minha irmã, descobrimos que por traz desta alegria está a Mão de Deus que nos toca confidencialmente e faz de nossa vida um passa porte para a verdadeira Pátria. A Pátria dos escolhidos. O céu.
                                                                                Ely Alves de Paula


sábado, 13 de setembro de 2014

Caminhar

Caminhar
(Ely Alves de Paula)
Quando damos os primeiros passos a contar de um ponto de partida podemos deixar muita coisa para traz que podem estar nos impedindo de caminhar em busca da libertação de tudo que nos aprisiona. Certa vez encontrava-me numa terra distante, onde fora buscar ajuda médica para uma cirurgia de alto risco. E como teria que esperar cerca de três meses, uma vez que havia trezentas pessoas na fila de espera, acabei entrando em depressão sem antecedentes. Tomei portanto, a decisão de voltar para minha terra natal. Assim que dei os primeiros passos de partida, me abandonei nos braços de Deus e  fiquei completamente curado em todos os sentidos. Ou seja: desapareceram a enfermidade física e a enfermidade psíquica. Um milagre que já dura quinze anos.
É como disse o grande filosofo religioso Kierkegaard: “O caminhar flui, não nos retemos, caminhemos sempre adiante. É um reflexo intrínseco da vida. Nossa vida é um caminho onde sempre teremos que prosseguir”. Abraão deixou para traz parentes, amigos, terras, pois via na ida para a terra desconhecida como um caminho para a liberdade interior prometida por Deus. São José saiu de sua terá e partiu à caminho para o Egíto para salvar a vida do Autor da vida.
Meu irmão e minha irmã. Caminhemos à passos largos em busca do essencial. Mas o que é o essencial? Essencial é tudo aquilo que não nos prende ao efêmero. A nossa felicidade consiste e está sintetizada, na certeza de que Deus caminha conosco. Nos amparando para atingirmos a meta traçada por ele, para a felicidade eterna. Assim sendo, não há nada a temer.




sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Contemplar


Há várias maneiras de contemplação. A mais importante no meu entender, segundo experiências alcançadas, é a contemplação da Natureza, por ser uma profunda incursão na ordem natural do universo, nas formas diversas com que ela nos apresenta, mas também no sentido profundo da Sagrada Escritura. Tudo foi criado por Deus. É aí que cabe realçar a importância de conviver sempre em contato com a Natureza. Ela flui para nós momentos elevados de meditação, onde podemos medir a grandeza de Deus através das várias formas de sua capacidade afetiva. Sim, porque quando entramos no universo de sua beleza, não tem como não emocionar. Se formos bastante sensível para descobrir esse mistério tão harmonioso, vamos descobrir o próprio Deus em cada detalhe. Seja no canto dos pássaros, na gota do orvalho, no coloridos das flores, no zumbir das abelhas, na chuva que molha a terra para que as sementes germinem, no cair da tarde, na brisa leve e suave, no alvorecer radiante e sobretudo na profunda paz que ela nos transmite. Tudo está impregnado do perfume e do amor de Deus.
            Vale a pena fazer essa experiência. O solo sagrado do seu interior, com certeza explodirá numa alegria e paz nunca experimentadas antes. Esta forma de contemplação leva o homem à simplicidade. O homem adquire clareza e se torna simples. Porque não dizer  santo? E não podemos esquecer de que tudo isso é um presente de Deus.

                                                                              Ely Alves de Paula



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Assim fala o Senhor

"Não desanimes! Lembre-se no que tenho feito ao longo de tua vida. Nesse caso, basta confiar na minha infinita misericórdia, que não tem limites. Principalmente por aqueles que apesar de suas fraquezas, sempre me procuram com um coração bem intencionado. Meu Coração aberto pela lança, jorra sem cessar sangue e água, para curar as feridas causadas pelos pecados de toda a humanidade. E aí filho querido!Não tens nada a me dizer, depois de ter-te revelado  a minha sensibilidade para os que me seguem com humildade e confiança? Fala! Embora conhecendo todos os teus anseios, quero ouvir-te também!". Sim, meu amigo e Senhor Jesus! O que tenho a lhe dizer, antes de tudo, é agradecer-te! Não encontro palavras a não ser estas: Obrigado! Muito obrigado Senhor por tudo o que tens feito em meu favor. Como Vós mesmo dissestes que conhece e perscrutas o mais íntimo de meu ser, Tu sabes que te amo, embora muito tenho Lhe ofendido. Como é fraco nosso coração, Senhor! São paulo já dizia: "É nas minhas fraquezas que me sinto forte!" Eu também  digo o mesmo: quando a fraqueza assola minha alma, sinto-me forte par dizer: Coragem minha alma! Coragem! Não vez quão grande é o poder e a misericórdia de teu Deus? E assim, meu Senhor Jesus, mais uma vez obrigado por ouvirdes minhas súplicas! (Ely Alves)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Diálogo com Cristo

Obrigado Senhor pelos meus braços perfeitos, quando há tantos mutilados! Pelos meus olhos perfeitos, quando há tantos sem luz! Pela minha voz que canta quando tantas emudeceram! Pelas minhas mãos que trabalham, quando tantas mendigam! É maravilhoso Senhor, ter um lar para voltar, há tanta gente que não tem para onde ir. É maravilhoso Senhor, sorrir, amar, sonhar, há tantos que choram, tantos que se odeiam, tantos que se revolvem em pesadelos, tantos que morrem antes de nascer. É maravilhoso Senhor, sobretudo, ter tão pouco a pedir e tanto a agradecer.

sábado, 6 de setembro de 2014

trovas

Minhas trovas

Trovas cantiga que o povo

Canta nas horas dos ais

Levam lembranças de menos
Trazem saudades demais

Como eram lindas as rosas
Que na primavera brotaram
Mas o vento sem piedade...
Só os espinhos sobraram

Eu sei Senhor quem Tu és:
Tu és a vida o amor
Na brisa leve Tu passas
Sem Te ver, sinto o odor

Os filhos que me deste Senhor
É a razão  do meu viver
É um pouquinho de mim
São imagens de Você

Brisa leve eu te suplico
Brisa leve do Senhor
Quando passares soprando
Afugentas minha dor

Quem poderá definir
O que estas trovas contem?
É pura inocência da alma
Pra afugentar meu desdém



76



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Caminhar


Caminhar
(Ely Alves de Paula)
Quando damos os primeiros passos a contar de um ponto de partida podemos deixar muita coisa para traz que podem estar nos impedindo de caminhar em busca da liberdade do que nos aprisiona. Certa vez encontrava-me numa terra distante, onde fora buscar ajuda médica para uma cirurgia de alto risco  e como teria que esperar cerca de três meses, uma vez que havia cerca de 300 pessoas na fila de espera, acabei entrando numa depressão sem precedentes. Tomei então. a decisão de voltar para minha terra natal. Assim que dei os primeiros passos de partida, abandonei-me nos braços de Deus Pai e fiquei completamente curado em todos os sentidos. Ou seja: desapareceram: a enfermidade física e a enfermidade psíquica. “Um milagre que já dura mais de quinze anos”
É como disse o grande filosofo religioso Kierkegaard: “O caminhar flui, não nos retemos, caminhemos sempre adiante. É um reflexo intrínseco da vida. Nossa vida é um caminho onde sempre teremos que prosseguir”. Abraão saiu de sua terra, deixou parentes e amigos porque via na ida para a terra prometida por Deus, como um caminho para a liberdade interior. São José partiu à caminho para o Egíto para salvar a vida do Autor da vida.
Meu irmão e minha irmã. Caminhemos à passos largos em busca do essencial. Mas o que é o essencial? Essencial é tudo aquilo que não nos prende ao efêmero. A nossa felicidade consiste e está  sintetizada na certeza de que Deus caminha conosco amparando-nos e fortalecendo-nos. Assim sendo não há nada a temer

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Deus inclinou

(Ely Alves de Paula) "Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz da minha súplica. Poque inclinou para mim seus ouvidos. no dia em o invoquei" (Salmo 114, 1-2). Não há nada mais sublime saber que Deus inclina para nos ouvir. Quem é pai sabe o que isso significa. Tenho cinco filhos. quando eram pequeninos e precisavam de alguma coisa tinha que me inclinar para saber o que eles estavam me pedindo, o que naturalmente os dava se fosse para o bem deles, pois sempre fui um pai complacente. Mas hoje, pelo contrário, eles é que tem de se inclinarem para que eu possa conversar com eles. Me ultrapassaram em tamanho. Mas o que me deixa maravilhado é quando reflito que Deus na sua infinita bondade e misericórdia compadeceu de tal forma da humanidade, que enviou seu único Filho para que a Humanidade fosse salva por Ele morrendo numa cruz. Meu irmão e minha irmã. Vocês já pararam para refletirem seriamente sobre isso? Um Deus rebaixar-se ao nível humano, deixar ser morto pelo próprio homem, tudo isso para salva-lo? Não! Não dá para compreender esse grande mistério. Frei Inácio já dizia, que Deus é desconcertante e imprevisível. É um amor sem limite! Peçamos, pois a Deus que nos dê um pouco desse amor para que possamos reconhecer a nossa miséria diante de sua infinita grandeza, e buscar consolo para nossas necessidades espirituais e temporais, já que nada podemos sem a sua ajuda. É bom ressaltar, que Deus nem pede que o amemos, mas sim, que deixemo-nos ser amados por ele. Sublime, não?