domingo, 29 de dezembro de 2013

A TARDE QUE SE VAI. (Ely Alves de Paula) Como é lindo e fascinante Contemplar o entardecer As campinas escurecem Anunciando o anoitecer O sol que partiu sorridente Deixando apenas raios seus Num tom de escuro abrangente As nuvens formam-se nos céus O meu olhar estasia Contemplando a Natureza Agora tudo é magia Já não se vê real beleza O crepúsculo apagou A beleza do agora Para que assim possa haver O raiar da nova aurora Como foi linda esta tarde Como é lindo o luar, o mar e a flor Porém, mais lindas são as mãos Daquele que às criou

sábado, 28 de dezembro de 2013

No dia 31/12/12 postei esta mensagem: Hoje 31 / 12/ 2012 vou fechar as portas do ano que está findando e abrir as portas do Ano Novo que está chegando. Quero andar de cabeça erguida sem olhar para traz. Vou olhar para o céu, contar as estrelas, assim eu possa ver quando a aurora rasgar o véu da noite que passou e vislumbrar uma manhã linda, radiante, aquecida pelos raios do sol que vai derretendo o gelo de nossos corações, quem sabe até do nosso egoísmo para que assim, possamos viver um Ano Novo de paz, de alegria e de amor. E quando este ano de 2013 também estiver chegando ao seu final, entenderemos e compreenderemos que só vale a pena viver o presente. O ano que passou, passou. O ano que está iniciando, vai passar como tantos outros que já se passaram. Só nos resta então dizer: obrigado Senhor por esse momento que estou vivendo agora. Notaram? o ano de 2013 já chegou ao seu final. Que 2014 seja para nós um Ano cheio das bênçãos de Deus.FELIZ ANO NOVO, para todos os meus amigos do Facebook (Ely Alves de Paula).

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

VOLTA PARA DEUS. Os problemas físicos, psíquicos e emocionas, nos obriga a voltar para casa e a buscar Deus onde ele pode ser encontrado, ou seja: dentro de nós mesmos, pois o Apóstolos São Paulo diz: por acaso não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo? Mais ainda, o nosso corpo é o Santuário de Deus. Reflita bem, nas palavras que seguem: Jesus diz: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos nossa morada" Estas palavras devem tocar nosso coração. Eu sou templo de Deus! Deus habita em meu coração. Porque o medo, as preocupações exageradas com os bens deste mundo, se eu tenho Um Deus todo poderoso dentro de mim? A quem temerei?

sábado, 30 de novembro de 2013

UM NOVO ALVORECER: (Ely Alves de Paula) Quando o sol vem surgindo na colina / Mostrando a realeza do Senhor / Os pássaros levantam-se em revoada / Entoando um hino ao CRIADOR / Manhã de beleza tanta / Que a Natureza festeja / As flores soltam-se de seus abrolhos / O orvalho das arvores goteja / AS nuvens movem-se de um lado a outro / Lá no céu da cor de amil / Tudo é festa, tudo é festa / Para os insetos mais de mil / Cada segundo que passa / O sol vai aquecendo a imensidão / Aproveito este raro momento / E elevo em prece uma oração /Obrigado Senhor por tanto amor / Obrigado por serdes Vós quem sois / Obrigado por ser somente presente/ Pois para Vós não antes e nem depois / E assim um novo dia começa / Na mais perfeita harmonia / Ao som inconfundível da Natureza / Tudo se move na mais perfeita alegria.
POEMA - A tarde que se vai Quando a tarde vai morrendo / Tenho vontade de chorar A saudade vai chegando / Dentro do meu peito a vibrar Relembrando minha terra/ meu ranchinho meu pomar relembrando as serenatas/ e as noites fulgurantes do luar. Ó Deus escuta os rogos meus/ da-me consolação Nas horas de aflição/ Porque além da dor desta saudade Não posso conseguir felicidade Concede-me ó Deus esta graça final Deixando-me rever o meu torrão natal Eu quero sobre os raios do luar Rever o meu ranchinho a beira mar.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O TEMPO DE DEUS. Na primeira leitura da Missa de Domingo próximo passado, 06/10/2013 o Profeta Habacuc, clama a Deus lá no Antigo Testamento. Mas as suas palavras repercutem muito bem nos dias em que vivemos. É o eternamente novo de Deus. (Habacuc 1,2-3;2,2-4). Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: "Violência", sem me socorreres? Por que me fazes ver iniquidades, quando Tu mesmo vês a maldade? Destruição e prepotência estão a minha frente, reina a discussão , surge a discórdia. Respondeu-me o Senhor dizendo: " Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre taboas, para que possa ser lida com facilidade. A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé". Meu irmão e minha irmã. É exatamente o que estamos presenciando nos dias de hoje.Como o Profeta Habacuc, também nós clamamos a Deus, e parece que Deus não nos ouve. A corrupção, a ganância andam de mãos dadas pelas nossas praças, como se nada houvesse, sem que ninguém tome nenhuma atitude em favor dos menos favorecidos, mas estejamos certos de que Deus não tardará a agir. Basta esperar pra ver! E, ai daqueles que faz do dinheiro e do prazer o seu deus. Todavia, cabe a nós, conscientizados da verdade, orar sem sessar, para que a justiça seja feita. Aguardemos, pois o tempo de Deus. Ely Alves de Paula.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ORAÇÃO DE ABANDONO NO COLO DO PAI Há momentos em nossa vida que esbarramos em determinadas situações, que nos esta apenas as Mãos de Deus, onde podemos apegar. É a aceitação do abandono no colo do Pai. Não vejo outra saída. Temos que colocar nossas dores, aflições, angustias, preocupação exageradas tudo nas Mãos de Deus. Devemos lembrar-nos do momento cruciante de Jesus na cruz, onde Ele sente total abandono de seus Discípulos . Apena estava ali João, o Discípulo amado, sua Mãe Maria e algumas mulheres.Sente até a ausência do Pai. Ele evoca então, com total confiança: "Pai em tuas mãos entrego o meu Espírito". Mas as mãos do Pai eram invisíveis,ternas, seguras, paternas e de infinita ternura sob a proteção e dependência de um Pai que é Deus. Assim também nós, devemos nos momentos difíceis colocar-nos com total confiança nos braços do Pai. Certa vez, em que encontrava-me numa dessas situações, não tive outra opção, a não ser abandonar-me nos braços de Deus. E minha alegria foi imensa em experimentar essa transformação do limite da dor e depressão, para uma completa cura interior, enchendo o coração da certeza de que Deus Pai havia aceitado o meu abandono em seus braços, como aceitou o abandono de seu Filho jesus. Foi um combate, uma luta, cujo desfecho terminou com a vitória, não minha, mas de Cristo Jesus em mim.A história é bem mais complexa.Não dá para expor aqui detalhadamente, poi ela ocupa oito paginas do meu livro: "histórias que a vida contou-nos". Cujo título é: Um milagre cientificamente comprovado em minha vida. Hoje me sinto bastante à vontade para expressar a minha total aderência ao amor de Deus. O que não podemos é desanimar. Quando tudo parece estar perdido, Deus entra com a sua ternura de Pai e estende-nos as Mãos para nos resgata. Assim, pois, como fomos criados à sua imagem e semelhança, o final de todos nós será o encontro com a sua Divindade, pois Ele também é o criador do destino último da vida e sua plena realização. Todavia, cabe a nós, crer, confiar e esperar paciência e humildade os desígnios de Deus para nós

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

UM NOVO AMANHECER - Todos os dias Deus nos dá um alvorecer,radiante,belo, com sol ou sem sol. De qualquer forma é um novo dia, pois o ontem não pode mais voltar. É preciso que aproveitemos bem esse novo amanhecer. Esse novo dia que Deus nos dá, é como se fosse uma pagina em branco. Um para casa se é que assim posso dizer, mas a tarde tenho que apresentá-la a Deus. Temos que preenche-la com amor e fraternidade, para com as pessoas que estão ao nosso lado, com as pessoas que passarem por nós com suas lagrimas ocultas, que sejamos alegres, compreensíveis, tolerantes para com, elas, mesmo que dentro de nós também estivermos passando por uma dificuldade qualquer. Não permitamos que elas percebam. Assim o mundo caminhará mais feliz. Devemos mostrar que não estamos desanimados, tristes ou coisa semelhante, apesar de tudo. que elas possa sentir encorajadas. Jesus mesmo disse: "Coragem! Eu venci o mundo. Vocês vocês também ireis vencer". Por vezes perdemos a oportunidade de ser bom para com o nosso próximo, e nos santificarmos um pouco mais, não é verdade? Por isso mesmo devemos ser agradecidos a Deus por mais um dia que passou e quando cair a tarde mansa, serena e calma, possa o nosso coração estar também manso, sereno e calmo e humilde, como o coração manso e humilde de Jesus. E assim, com a folha preenchida de amor e bondade possamos entregá-la a Deus dizendo-lhe: Senhor fiz o meu para casa! Sei que não fui tão perfeito como devia, mas fiz o possível. Vós que conheceis o mais íntimo do nosso ser sabeis que não foi fácil, mas prometo meu Senhor, que amanhã quando o novo dia acordar a aurora vou procurar corrigir onde falhei hoje, e ser melhor quem sabe, contando com a sua ajuda,ser mais santo nem que seja um pouquinho só. Desde já agradeço, por ter me poupado a vida. Mas se por ventura, amanhã vir a falhar nas minhas boas ações, não me leves a mal. Vós sabeis o quanto tenho esforçado para melhorar. Portanto, mais uma vez muito obrigado por esse dia. Agora, Senhor, que o sol já se desponta lá no horizonte dando o seu último adeus e a primeira estrela vem surgindo lá no céu, peço-vos que eu tenha uma noite cheia de tua paz. Amém (Ely Alves de Paula).

domingo, 1 de setembro de 2013

O HOMEM FALA COM DEUS - No amanhecer da humanidade, o homem aparece na historia como um ser profundamente aberto para Deus. De fato, no cair da tarde, na hora da brisa, Deus passeava no jardim conversando com Adão. como dois amigos.(Gn 2,8) O que será que Deus dizia a Adão? Não sabemos, mas deveria ser palavras de ternura, encorajando-o a viver sempre em comunhão com ele. Infelizmente, Adão deixou-se levar pela fantasia da serpente. E as consequências foram desastrosas para toda a humanidade. Aquela geração afastou tanto de Deus, que ele teve que destruí-la.Procurou Noé e comunica-lhe confidencialmente como um segredo de estado: "Resolvi acabar com a carne, mas contigo farei um aliança, porque tu és o único justo que encontrei nesta geração". (Gen.6,18). E Deus continua a a confidenciar com o homem. A confiança de Abraão era tanta que chega a discutir com Deus quase de igual para igual, exigindo provas e sinais. É um dos diálogos mais comoventes da Bíblia.(Gn. 18,22-23). Com Moisés não foi diferente.A Bíblia descreve, que Moisés falava com Deus face a face. E outros tantos Patriarcas, Profetas que comunicavam com Deus num diálogo muito pessoal. Meu irmão e minha irmã. E vocês tem procurado dialogar com Deus? Saibam que Deus está sempre pronto a dialogar conosco. Basta abrir nosso coração e deixar que ele se manifeste, pois Deus continua o mesmo Deus de Adão, de Abraão, de Moisés. O meu Deus e vosso Deus, mas a humanidade está rejeitando Deus como outrora. Estamos presenciando a falta de ética da moral e da conscientização em todos os seguimentos humanos. Mas nós que tememos a Deus, procuremo-nos ser fiel a ele, dando o nosso testemunho de fé e de moralidade, e Deus caminhará do nosso lado, confidenciando-nos o seu plano de amor para conosco. Ely Alves de Paula.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

MEU POEMA. - FIM DE TARDE. - Quando o sol a tarde se esconde /A brisa leve aparece / envolvendo toda a terra / E num doce suspiro desce. / A Natureza agoniza, deslizando nesta brisa / Mansa suave e doce, sorrindo como se fosse, a sua dor acalmar. / Pois sabe que dentro em breve a noite está pra chegar. / O momento é cruciante, tudo para num instante, mas em fim, por traz do monte / A lua surge contente/ Com sua luz abrangente, e tudo volta a brilhar. / E a Natureza agradece / Inclina o peito e adormece, no sono eterno da paz. Ely Alves de Paula

domingo, 25 de agosto de 2013

NO CORAÇÃO SE FAZ SENTIR A AÇÃO DE DEUS - É no coração que age o Espírito Santo, sarando o que está ferido; curando o que está enfermo; unindo o que está dividido; resgatando o que está extraviado e reanimando sentimentos bons para se viver com alegria. É impenetrável o coração de cada pessoa. Verdadeira fonte de todo o mal e de todo o bem (Salmo 64,7). No coração se gesta, no tempo as iniquidades e as grandezas da vida. O coração,de fato, é importante. É a porta da razão. Bate 24 horas por dia, 365 por ano; 70 batidas por minuto. A cada dia bombeia 343 litros de sangue por hora, 8 mil litros por dia e 3 trilhões por ano para oxigenar 10 trilhões de células do nosso corpo, sem férias, nem decimo terceiro, nem estímulo exterior ou aplausos, ou pagamento de horas extras. Aliás, horas extras ele não faz. Se chegou a vez de parar para. Maquina complexa é o coração. Tudo precisa funcionar na mais perfeita sincronia. No sentido existencial bíblico, o coração é fonte mesma da pessoa consciente, livre e inteligente. Aí tem origem mistérios, por vezes se amadurecem as opções decisivas da pessoa. Aí se aninha a bondade, ou a malicia(Lucas 6,45). Aí ressoa a lei não escrita e se faz sentir a ação de Deus. Purificar o coração ordenando todo dinamismo da vida como resposta de louvor e serviço ao chamado do Senhor. Ama-lo com a doação da existência sem reservas, com exclusão de todo o egoísmo. (Do livro "Jesus Nosso Mestre" de Padre Marcos de lima SDB). - Adaptação: Ely Alves de Paula.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PALAVRAS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS: Como encontrar Deus: Amei as arvores e as árvores me deram sombra. Amei as estrelas e elas me deram resplendor. Fui cortês com o fogo e o fogo correspondeu à minha cortesia. Não há milagres. Ou melhor, tudo é milagre. O paraíso está no coração; o inferno também está no coração. Quando o coração está vazio de Deus, o ser humano atravessa a criação como mudo, surdo, cego e morto; até a palavra de Deus fica vazia de Deus. Quando o coração do ser humano se enche de Deus, o mundo inteiro fica povoado de Deus. Levanta uma pedra e aparece Deus. Olhas para as estrelas e te encontrarás com Deus. O Senhor sorri nas flores, murmura na brisa, pergunta ao vento, responde na tempestade, canta nos rios... todas as criaturas falam de Deus, quando o coração está cheio de Deus. (Do livro "O Irmão de Assis" de Frei Inácio). Meu irmão e minha irmã. Vocês tem encontrado com Deus através da NATUREZA? Durante toda a minha vida estive em contato permanente com a NATUREZA, pois fui nascido e criado em meio a ela, portanto, conheço os mínimos detalhes que Deus colocou na NATUREZA, para satisfazer a suas criaturas prediletas. O homem e a mulher. E nem por isso damos conta dessa bondade infinita do CRIADOR. Não conseguimos vislumbrar o enlevo com que se reveste a NATUREZA. Como no dizer de São Francisco: passamos mudo, surdo, cego e morto. Ainda há tempo para fazer uma revisão. (Ely Alves)

sábado, 17 de agosto de 2013

Quero agradecer a vocês visitantes do meu blog no período de 2010 a 2013: Brasil 2108 Estados Unidos 249 Russia 140 Alemanha 91 Holanda 14 Portugal 13 Reino Unido 11 Ucrânia 9 Coreia do Sul 8 Total: 2708 Para aqueles que ainda não conhece meu blog, basta digitar no Google: Deus seja louvado Ely Alves de Paula
DEUS ME JOGA NAS ESTRELAS.Deus costuma arrancar minha alma e joga-la junto as estrelas, fazendo-me um fugitivo de mim mesmo, num iluminado encontro disfarçado de despedida. Dança,depois comigo, a marcha nupcial de todos os Anjos, e me beija com sua luz trazida pelo mensageiro que bate à minha porta. Sua palavra brilha mais que todas as utopias do mundo. pois dela jorra a verdade eterna fonte de vida, com que me banaliza para chamar-me de filho. O céu agora é onde sempre estou. pois Tu quebraste com um sopro o casulo a mostrar-me com clareza, que o infinito é apenas uma janela de Tua casa.Esperei pelo entardecer com passos e ressaltos por entre as flores do nosso jardim. O sol suspirava um melodioso adeus despencava sobre as pastagens longínquas, irrigando com sua tênue chuva de luzes e sombras. As últimas montanhas espiravam por detrás de arvores escuras como rosa reflexo azul, cordilheiras de sonhos enfileirados. Se um vou silencioso corta o céu em rodopios, de toda a terra ecoa a melodia de cores e movimentos como numa intima conversa de Deus consigo mesmo. E o dia fechou suas janelas pacientemente, brincando comigo o eterno jogo do uno e verso - (Julio César).

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PRESENÇA ESCONDIDA - Não estás. Não se vê teu rosto. Estás. Teus raios disparam em mil direções. És a presença escondida.Ó presença sempre oculta e sempre clara. Ó mistério fascinante para o qual convergem todas as aspirações.ó vinho inebriante que satisfaz todos os desejos. ó infinito insondável que aquieta todas as quimeras. És o mais além e o mais aquém de tudo. estás substancialmente em todo o meu ser. Tu me comunicas a existência e a consistência. Tu me penetras me envolve e amas. estás em torno de mim e dentro de mim. Com tua presença ativa atinges até as mais remotas e profundas zonas de minha intimidade. És a alma de minha alma. A vida de minha vida, mais que eu do que eu mesmo. A realidade total e totalizante, dentro da qual estou submerso. Com tua força vivificante, penetras tudo que sou e tenho. Torna-me todo inteiro. Ó tudo do meu tudo, e faz de mim uma viva transparência do meu ser e do teu amor. Ó Pai queridíssimo! (Frei Inácio) (Adaptação: Ely Alves).

terça-feira, 16 de julho de 2013

UM NOVO AMANHECER. Quando o sol vem surgindo na colina / Mostrando a Realeza do Senhor/ Os pássaros levantam-se em revoada / Entoando um hino ao Criador / Que manhã de beleza Tanta / Que a Natureza festeja / As flores soltam de seus abrolhos / O orvalho dos ramos goteja / As nuvens movem-se de um lado a outro/ Lá no céu da cor de anil / Tudo é festa, tudo é festa,/ Para os insetos mais de mil / Cada segundo que passa / O sol vai aquecendo a imensidão / Aproveito esse momento raro / E elevo em prece meu coração/ Obrigado Senhor por tanto amor / Obrigado por serdes Vós quem sois / Obrigado por ser somente presente /Pois para Vós não há antes e nem depois / E assim um novo amanhecer começa / Na mais perfeita harmonia / Ao som inconfundível da Natureza tudo se move na mais completa alegria. Ely Alves

segunda-feira, 15 de julho de 2013

DESAFIO - A vida nos dias de hoje é um verdadeiro desafio. À nossa frente deparamos com muitos obstáculos a serem transpostos. O maior deles é viver e conviver com a falta de ética, dissoluções de costumes, propaganda enganosa, sociedade de consumo, imoralidades apresentadas por alguns canais de TV, em desrespeito as famílias. Gostei muito do pronunciamento de Dom Henrique Soares, Bispo auxiliar de Aracaju Sergipe, onde ele expôs corajosamente a degradação da moral através dos meios de comunicação. Sabemos que o demônio usa de pessoas que estão afastadas de Deus para promover a desordem no mundo. Ai daqueles ou daquelas que estão a seu serviço. E não são poucos! Felizes, porém, São aqueles que procuram viver na intimidade com Deus. A esses o demônio não tem acesso, pois vivem na luz. como dizia São João da cruz: "O demônio teme a alma unida a Deus como o próprio Deus". Não queremos aqui ser dono da verdade, mas sim, filho do Dono.E como filhos temos a obrigação de temer,respeitar e amar nosso Pai que é Deus. E Jesus nos aponta o caminho: "Eu sou o caminho a verdade e a vida. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz". Seguindo Jesus devemos deixar à parte as loucuras que o mundo nos oferece nos caminhos demais.Busquemos tão somente a verdade e a verdade nos libertará. Libertos poderemos andar na luz de cabeça erguida, e assim encontraremos a paz para os nossos dias, sem temer os desafios, mas enfrenta-los com coragem. A graça de Deus por certo não nos faltará. Maria a Mãe de Deus e nossa caminhará também conosco, pois ela é a Rainhas das vitórias. Ely Alves

domingo, 23 de junho de 2013

EM TUDO DEUS SEJA LOUVADO - Pelo sol, pelo luar, pelo firmamento, pelas estrelas, Deus seja louvado. Pelo raiar de um novo dia, pelo mar, pelas nascentes, pelos rios,pela fúria das cataratas, Deus seja louvado. Pela matiz das florestas, pelo verde das campinas, pelos vales, Deus seja louvado. Pelos pássaros, pelas borboletas, pelos minúsculos insetos, pelos animais selvagens, pelos animais domésticos, Deus seja louvado. Por mim, por você, por toda a humanidade que sofre, que sorri, que chora, que se alegra, que protesta, por tudo isso e muito mais, Deus seja louvado. Ele merece! Ele merece o louvor.Amém! Ely Alves.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

BÊNÇÃO DAS FAMÍLIA: Nós Vos bendizemos, Senhor, pois quisestes que o vosso Filho nascesse e crescesse numa família como a nossa, experimentando dificuldades e alegrias. nós Vos pedimos pelas famílias do mundo inteiro. protegei-as, guardai-as. Acompanhai os passos de seus membros com o vosso olhar de Pai e Mâe. Conduzi-os pelos caminhos do amor e da fé; abri para eles as portas da prosperidade; e vivendo a vocação assumida na fé e no amor, sejam de fato uma Igreja doméstica, testemunhando o vosso amor. Deus de infinita bondade volte para nós o seu olhar, conduza nossa vida na paz, e nos conceda os dons de sua bênção; Ele que é Pai Filho e Espírito Santo. Amem!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

MEU POEMA: CAIR DA TARDE. Quando a tarde declina/ Subo ao da colina/ E começo a admirar/ Quanta beleza que existe/ No sol que se vai sumindo lá no distante poente/ Vai despedindo da gente/ Para a lua rebrilhar. / A Natureza silencia/ Deixando no ar a magia/ De que foi um lindo dia. / Os pássaros cessam seu canto/ O vento já não balança/ Nas arvores suas copadas/ As borboletas não dançam/ As formiguinhas descansam/ Depois de um dia cortando/ As folhas vão carregando/ Pro seio frio da terra/ E assim a tarde se encerra/ Recobrindo toda terra/ De um frio e negro véu/ Olhando vejo no céu/ Estrelas brilhando ao léu/ Ah! Se eu pudesse... Quem sabe!/ Nos versos deste poema/ Mostrar na rima do tema/ Todo cheio de esplendor/ Que não é obra do acaso, / Mas sim, bondade do CRIADOR. Ely Alves

terça-feira, 14 de maio de 2013

Meus queridos amigos de fé meus irmãos camaradas, visitantes do meu blog. Paz e amor para todos. estive fora da do ar, devido à uma falha técnica no meu PC. mas graças a Deus estamos de volta. Fiquei com muita saudade de vocês. fiquei também muito feliz pelo numero de visitantes, aqui do Brasil como do exterior. Obrigado. Espero que continuemos juntos nesta jornada de fé, esperança, e sobretudo no amor, para que assim, abraçando-nos mutuamente possamos alcançar aquilo que almejamos. Continuarei postando minhas mensagens no meu blog, como também no Facebook, pois (escrever é arte que eterniza sentimentos, emoções, fatos, paisagens, ideias e vivências. Aquele que escreve, o escritor, não está, apenas, nas palavras do texto,mas, sobretudo, no pensamento, no conteúdo, que vivifica as palavras e ensina a pensar para arrebatar a mente e desvanecer o coração Pe. Marcos Lima). Desde já, mais uma vez agradeço. À vocês, o meu apreço e meu abraço. Ely.

domingo, 7 de abril de 2013

ABANDONEMO-NOS NOS BRAÇOS DO PAI. - Abandonemo-nos nos braços do Pai, o novo que está por vir. Pode ser que ele seja muito doloroso, ou quem sabe ele virá brando e suave. Nisto consiste em nada temer, mas sim, depositar inteira confiança na vontade de Deus. Nunca soframos por antecedência, senão sofreríamos duas vezes. Pode ser também que o porvir chegue trazendo em seu bojo uma nova perspectiva de vida. neste caso, não devemos dar passos na frente da vontade de Deus. Depois que comecei a não tomar decisões precipitadas, ou antecipadas, A vida tornou-se mais saudável e alegre, mesmo em meio a o desconforto que a própria vida nos apresenta a cada instante. Experimente e verás como é gratificante abandonar-se no colo do Pai. Ely Alves

sábado, 30 de março de 2013

A ETERNIDADE EM DUAS DIMENSÕES - A primeira dimensão é a vida junto com Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo que nos fora preparado desde todos os tempos. O próprio Jesus disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas". E nem sempre procuramos aprofundar neste grande mistério que é a morada eterna. Segundo fonte de confiabilidade morre a cada dia cerca de 250 mil pessoas em todo mundo. É simplesmente assustados, mas é a pura realidade. Pode-se incluir ai os de idade avançada, doenças de todos os gêneros, assassinatos, guerras, terremotos, fúria da natureza, aborto, naufrágios, e outras tantas coisas que causam a morte. Como sabemos, para Deus não há limites de espaço. Portanto,todos aqueles que morrerem em comunhão com Deus, não faltará um lugar em sua mesa. E Jesus chega a dizer: "Vou preparar um lugar à minha mesa, e eu mesmo irei servir-vos o manjar eterno". Ó amor incondicional! Meu irmão e minha irmã! o que estamos fazendo para merecer, ou melhor. Para receber a eternidade com Deus? Pois, a misericórdia de Deus não se merece, se recebe. Passamos agora à segunda dimensão da eternidade. Se não somos dignos de merecer ou receber a eternidade com Deus, por descuidar de nossa salvação, nos entregando aos prazeres mundanos, ou vivermos fora do projeto de Deus que há em cada um de nós estaremos brincando com coisa muito seria! E nesta segunda dimensão, não haverá mesa com manjar eterno nos esperando, e sim,trevas, dor e lagrimas por toda a eternidade. Infelizmente a humanidade não é capaz de compreender estas duas dimensões da eternidade. É Óbvio, que ninguém é perfeito diante de Deus, mas o que conta é o esforço que tivermos feito durante nossa peregrinação neste mundo para receber a graça da redenção. O mundo já distanciou tanto de Deus que já não consegue mais voltar a crer na sua palavra, e segue por caminhos obscuros, longe, muito longe do plano de Deus. Só nos resta pedir em oração para que Deus tenha compaixão de nós e do mundo inteiro. E quando chegar a nossa vez, estejamos confiantes que Deus usará de misericórdia para aqueles que o procura com reta intensão. No entanto devemos deixar morrer dentro de nós o egoismo, a falsidade, a falta de perdão, os ressentimentos, e sobre tudo a falta de amor. São Francisco de Assis já dizia: "É morrendo que se vive para a vida eterna". Ely Alves

terça-feira, 12 de março de 2013

DIAS VIRÃO - Hoje o mundo segue um itinerário que não deixa dúvidas sobre a conduta da humanidade buscando o efêmero e deixando de lado o essencial. Alguém poderia faze esta pergunta: Mas o que é o essencial? Resposta: essencial é tudo aquilo que nos leva ao um final feliz em cada circunstância da vida, onde não seremos decepcionados, porque a verdade não tem máscaras. Ela é transparente. ao passo que o efêmero anda de braços dados com a mentira que se disfarça de verdade tentados nos enganar a todo custo. Estamos cansados de ver através dos meios de comunicações a serviço do pai das mentiras, satanás, valorizando o que é pernicioso, deixando de lado o caminho que nos leva ao encontroa com o sumo bem que é Deus. São Paulo em Romanos 1,18 nos exorta: Deus se manifesta do alto dos céus contra toada a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. mas dias virão em que a verdade será confundida com a mentira satânica. E esses dias estão ai frente aos nossos olhos. Só não vê que se faz de cego. E Jesus acrescenta:"Busque a verdade e a verdade vos libertará". mas a humanidade prefere viver acorrentada a decadência, pois ela é descomprometida. Viver sem compromisso com a dura realidade da verdade torna-se mais fácil! É o que estamos presenciando a todo instante, gente descomprometida com o próprio bem da alma valorizando somente o corpo. E São Paulo mais um vez nos exorta:"Não sabeis que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir esse templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado- e isto sois vós" (Romanos 3, 16-17) Portanto, esse templo não pode ser profanado. Mas aqui fica um pergunta mo ar: E quando estivermos faca a face co Deus? Não seria muito oportuno desvencilhar da mentira enganosa enquanto ha tempo? Temos a nossa frente a água e o fogo: em qual deles colocaremos a mão? Quero ressaltar aqui que com essas palavras não quero de forma alguma ter a pretensão de ser melhor que os outros, todavia, devo incansavelmente lutar, com a ajuda de Deus, para não vir a cair em falsas ideologias que o mundo nos apresenta em caminhos demais. Em contra partida devemos confiar com toda confiança na misericórdia de Deus e assim seremos salvos. Ely Alves

sábado, 16 de fevereiro de 2013

UMA GOTA D´ÁGUA NO OCEANO Dias atras escrevi um poema onde descortinei um cair da tarde retratando um sol poente, o silêncio do entardecer, o silêncio dos pássaros, o silêncio do vento, as borboletas aquietando-se, as formiguinhas interrompendo o seu vai e vem, deixando tudo num clima de meditação. Relendo este meu poema, me senti muito pequenininho quando retrato apenas um entardecer, sendo que, segundo os Cientistas, a terra já existe há mais de seiscentos milhões de anos. Isto significa que já ouve mais seiscentos milhões de entardecer, naturalmente um diferente do outro. Na minha pobre condição humana, diante da grandeza do Universo,sou apenas uma gota d´água no Oceano. Santo Agostinho Bispo e Doutor da Igreja, só se deu conta da infinita bondade de Deus, depois de vinte e cinco anos de lagrimas de sua mãe, Santa Mônica. E quando ele descobre a grandeza da misericórdia de Deus, não sessa de repetir: "Tarde te amei, beleza infinita, tarde te amei beleza sempre antiga e sempre nova". O Universo e seus mistérios nos deixa perplexos com cada nova descoberta. Recentemente um Cientista, Padre da Igreja Católica acaba de descobrir um pontinho no Universo do tamanho de uma ponta de agulha capaz de conter milhões e milhões de estrelas gigantescas. para se ter uma ideia, o nosso sol é como se fosse uma estrela anã, perto delas.Entendo muito pouco de física, mas segundo ouvi dizer que as novas estrelas descobertas é como na matemática 1 elevado a 18. ou eja: 1.000000000000000000 vezes. simplificando: se nós meditassemos apenas em um entardecer, como descrevi no meu poema "Cair da tarde" bastaria para compreender, a bondade, a misericórdia e o amor de Deus se manifestando nas coisas mais simples. Ely Alves

sábado, 9 de fevereiro de 2013

PARA REFLETIR! Não deixe que o sol se ponha sobre seus ressentimentos, magoas, ciumes, discórdias, tristeza, angustia, falta de perdão, e sobretudo falta de amor. Ely

sábado, 2 de fevereiro de 2013

HOJE AO CAIR DA TARDE Quando a tarde se declina / Subo ao alto da colina / E começo admirar / Quanta beleza que existe / Ao ver que o sol vai sumindo / Lá no distante no poente / Vai despedindo da gente / Para a lua rebrilhar. A Natureza silencia / Deixando no ar a magia/ Que se foi num lindo dia. / Os pássaros sessam seu canto / O vento já não balança / Nas arvores suas copadas / As Borboletas não dançam / As formiguinhas descansam / Depois de um dia cortando, / As folhas vão carregando / Pro seio frio da terra / E assim a tarde se encerra / Recobrindo toda a terra / De um frio e negro véu / Olhando vejo no Céu / Estrelas brilhando ao léu. / Ah! se eu pudesse... quem sabe! / Nos versos deste poema / Mostrar na rima do tema / Todo cheio de esplendor / Que não é obra do acaso / Mas sim, bondade do CRIADOR! / Ely Alves de Paula - 02/02/2013.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O mundo desfalece e com ele a humanidade corrompida definha-se para o abismo do desconhecido e não temos como avaliar esse desconhecido, pois não compete a nós julgar ou condenar quem que que seja. Esta missão foi conferida pelo Pai ao seu Unigênito Filho Jesus Cristo. Ele experimentou na pele todos os limites humanos, exceto o pecado. Fica no ar então uma pergunta: como serei julgado? Pelo que serei julgado? Acabei de ler um livro onde a autora relata que após ter sofrido um terrível acidente por um raio. Ficou por vários dias em coma. Segundo ela, esteve às portas do céu e do inferno. Embora tenha vivido um vida completamente desregrada, chegando a cometer um aborto, Deus na sua infinita misericórdia, concedeu á ela uma nova chance, por causa das orações de sua mãe, restituindo-lhe a vida. Hoje ela faz palestras pelo mundo todo mostrando a realidade do desconhecido. Verdade é, que Deus na sua imensa bondade usa todos os meios pera nos salvar, mas é bom sempre lembrar que Deus nos deu o livre arbítrio. Enquanto peregrinamos neste mundo somos nós que fazemos nossas escolhas, mas na presença de Deus, é Ele irá julgar com equidade e justiça, tudo o que tivermos feito de bom ou de mal. Meu irmão e minha irmã. Creio ter chegado a hora de avaliar nossos procedimentos com relação ao nosso presente e o futuro que nos espera. Ainda há tempo. Reflitamos, pois! Ely Alves

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

"MÁRTIR DO GÓLGOTA. Doze Anos havia que o mundo gozava de uma paz inalterável, desconhecida desde a morte de Numa Pompílio, quando Deus, lançando um olhar de compaixão para a terra, determinou baixar a ela em for de homem e derramar o seu sangue pelos crimes alheios.Devia anunciar-se a sua vinda com grande s e assombrosos acontecimentos, e assim sucedeu. Os ímpios, os idólatras do Olimpo e de Homero, os adoradores sensuais de Venos a prostituta , e de Mercúrio , e o deus dos ladrões, os corrompidos Cortezões do Capitólio definhavam-se em languidez nos braços da idolatria e do amor. Aquela paz inalterável enchia-os de admiração, e um dia foram ao templo consultar o oráculo de Apolo para saberem quanto tempo duraria aquela paz. O Oráculo respondeu-lhes com estas palavras: Até que se dê o caso de um Virgem dar a luz. Todavia uma Profetisa inspirada de nome Sibila Cumêia, bem como os Profetas já anunciavam a vinda de Cristo O salvador, que nasceria na cidade de Belém". "Abro aqui um parentese: (Na verdade quando Jesus nasceu a paz acabou no mundo, pois Jesus veio para incomodar a todos. De um modo especial o Rei Herodes, pois Jesus era aclamado por todos como Rei do universo, e isto causou um impacto. Narra a Sagrada Escritura, que Herodes e toda a Jerusalém ficaram incomodados com a chegada de Jesus. Haja vista, que Herodes mandou matar todos os meninos até dois anos de idade. Foram os primeiros Mártires da Hera Cristã. O autor não descreve, mas tenho para mim que, a chegada de Jesus desorganizou todo o império de satanás e seus seus seguidores. Não era para menos. o Diabo sabia muito bem que Jesus veio para apagar todos os pecados da humanidade ao morrer na cruz.E com isso a paz acabou na Terra. Sem perder tempo, Satanás começou uma luta sem trégua para destruir o Reino de Deus, que acabava de Chegar. mas foi em vão a sua luta. Jesus ao morrer na cruz desfez o poderio de Satanás. Fecha-se o parentese). O texto foi extraído do livro "O Mártir do Gólgota" escrito pelo popular escritor Espanhol Henrique Perez Escrich nascido em 1829, falecido em 1897. Deixou varias obras. A que mais se destaca é sem duvida o "Mártir do Gólgota" em três volumes. Meu Avô, Cândido José Ferreira Vidal deixou para minha mãe os três volumes e minha mãe passou para mim.é uma obra fascinante. O autor narra a vida e morte de Jesus Cristo, mas floreia detalhes em torno dos personagens da época criando novos personagens, num contexto espetacular. Os três volumes tem cerca de novecentas paginas. (Ely Alves)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Para matar a saudade/ fui ver-te em ânsias correndo/ Eu que fui matar saudade/ Vim de saudades morrendo.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TROVA Quando tropeço não ligo./ Nestas andanças que eu faço./ Deus olha o rumo que eu sigo. / Não a elegância do passo./ (Pedro Ornelas)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

REVERÊNCIA AO CRIADOR Quando a tarde declina. as campinas se veste com seu manto de prata. Toda a Natureza silencia para reverenciar o seu Criador: Os pássaros interrompem o seu canto.As borboletas cessam os seus bailados. As folhas já não caem.Os ventos não sopram nas copadas das arvores.O sol dá o seu último adeus e lá no horizonte surgem nuvens serpenteadas num tom de vermelho acinzentado. Lá no céu aparece a primeira estrela anunciando que findou o dia. Assim também nós, criaturas prediletas do Criador devemos, junto com a Natureza reverenciar o Deus que nos criou por amor. Ely Alves